ou click aqui para cadastrar-se

Selecione a sua região

Escolha a região abaixo:


Coaching, Life Coaching e Psicologia Positiva

Você sabe o que é o Life Coaching e no que ele diferencia do Coaching em geral? E o que "Psicologia Positiva" tem a ver com isso?

04/03/2017 15:32 - Alessandra Girotto

Como já comentado em outros momentos, sabemos que o objetivo do Coaching é, resumidamente, "facilitar ações que levem a uma aprendizagem, proporcionando consciência e efetivação das próprias escolhas, sustentando as mudanças realizadas durante o processo". Isso de forma bem objetiva e genérica, isto é: do processo de Coach em geral.

Já falar sobre “Life Coaching” é falar a vida, em como torná-la melhor, mais produtiva e significativa. Mais ainda, é sobre tomar a vida nas próprias mãos, e perceber-se responsável pelas próprias decisões. Está tudo ligado. Se não faço escolhas, eu não vivo a minha vida e sim a vida do outro, que escolhe por mim. Se vivo a vida do outro, não terei minhas necessidades satisfeitas, e não terei uma vida plena: de sentido, de realização, de significado. Não será possível ser feliz. Minhas chances de ter depressão, por exemplo, aumentam drasticamente.  Isso é importantíssimo, e seus efeitos, profundos -se você permitir.

O “Life Coach”, atua principalmente com as necessidades e metas pessoais trazidas pelo “Coachee” (cliente). Neste campo pode-se trabalhar objetivos e metas que envolvem quase todas as esferas da vida de uma pessoa, o que promove uma ampla variedade de campos e formas de atuação. No processo de “Life Coaching” a vida do cliente é vista em todas as suas dimensões – aspectos pessoais, profissionais, de carreira, saúde e relacionamentos. A função principal do “Coach” é ajudar as pessoas, individualmente ou em grupo, a alcançarem aquilo que desejam para suas vidas, para que obtenham uma vida plena de significado e realizada.

A metodologia usada nas sessões de "Life Coaching" é baseada na “Psicologia Positiva”. Através desses estudos o “Life Coaching” adquire uma sólida base científica, necessária para fundamentar o método. Esse movimento é importante devido à amplitude do campo, alto número de profissionais e baixa regulação do mercado.  Não vejo como possível separar o a atuação do coaching da base científica da Psicologia Positiva, principalmente porque sabemos que ambos:
a) estão preocupados com o aumento do bem-estar de quem o procura; 
b) desafiam os profissionais que usam a metodologia a questionar as premissas da teoria sobre a natureza humana;
c) tem como um dos principais focos as forças pessoais, o  desenvolvimento das habilidades e capacidades inerentes de cada ser humano, acreditando que todos possuem um potencial a ser desenvolvido.

Vale também ressaltar que, havendo muita cobrança quanto a uma base científica para o “Coaching”, a boa fundamentação da Psicologia Positiva pode oferecer todo suporte necessário!

FONTE: https://www.alessandragirotto.com/single-post/2017/03/03/Coaching-Life-Coaching-e-Psicologia-Positiva

Cadastre-se no Plaga
ou click aqui para cadastrar-se